procedimentos estéticos da Odontologia

Conheça os principais procedimentos estéticos da Odontologia

A odontologia estética é uma especialidade que agrega beleza e saúde para cuidar do sorriso. Para isso, os procedimentos estéticos da odontologia atuam tanto na cosmética quanto na restauração dental, se preocupando em preservar e devolver integridade estrutural e funcional dos dentes. 

 

Muita gente sonha em ter dentes brancos, bonitos e bem alinhados, até porque o sorriso é o cartão de visitas do rosto, e quando sua aparência não é agradável, a pessoa pode ter sua relação interpessoal e autoestima prejudicada. 

 

No entanto, a odontologia, junto com os avanços tecnológicos, desenvolveu procedimentos para restabelecer a harmonia estética e a funcionalidade da saúde bucal, garantindo que o paciente tenha um belo sorriso.

 

Muitos desses procedimentos são práticos e fáceis de fazer, dando resultado em algumas sessões em clínicas e consultórios. 

 

Aqui serão listados os principais procedimentos estéticos da odontologia, a fim de mostrar como é acessível e prático ter um sorriso bonito.

Clareamento dental

Esse procedimento é muito procurado nas clínicas odontológicas para quem quer recuperar a coloração original do dente. 

 

O clareamento deixa a arcada dentária de seis a sete vezes mais clara, mas a longevidade dos seus efeitos dependem dos hábitos de cuidado com a saúde bucal.

 

São duas formas de fazer o clareamento dental: a laser e a com moldeira. 

 

A primeira é feita na clínica, com a utilização de um laser e dura cerca de uma hora. 

 

Já a segunda pode ser feita em casa – com o acompanhamento do dentista – com uma moldeira em que é colocado o gel clareador. 

 

Para fazer o clareamento dental, o dentista precisa de produtos à base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida, que removem a cor escurecida dos dentes.

 

No entanto, para ter os dentes brancos não é preciso apenas o clareamento, mas também a higiene bucal, pois o resultado do procedimento pode ser reduzido caso não haja o cuidado devido para manter o resultado.

 

Portanto é preciso realizar práticas como:

 

  • Escovar os dentes três vezes ao dia;
  • Bochechar enxaguante bucal;
  • Passar fio dental entre os dentes;
  • Ir ao dentista a cada seis meses.

Aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico é um procedimento complexo que irá corrigir os dentes tortos e problemas de oclusão. Isso trará maior harmonia para o sorriso e aumentará a qualidade de sua função, diminuindo também incômodos e dores que podem acontecer.

 

Como foi falado anteriormente, a odontologia tem acompanhado o avanço tecnológico e, por isso, existem diversos modelos de aparelho dentário: fixos, removíveis, metálico e transparente.

 

O tempo de tratamento varia de acordo com o caso e o acompanhamento de um profissional é extremamente necessário. 

 

Como a frequência de idas ao dentista crescerá significativamente, há maior custo-benefício em fazer um plano odontológico pessoa física.

Implante Dentário

O implante dentário é para quem quer/precisa repor um ou mais dentes para voltar a ter uma boa funcionalidade e harmonia na boca. 

 

Ele é feito por meio da colocação de um pino de titânio, que é fixado no osso da mandíbula e sua função é substituir a raiz do dente perdido, servindo de suporte para uma prótese.

Facetas de porcelana

Com esse procedimento, o profissional da odontologia consegue mudar significativamente o sorriso do paciente com apenas algumas sessões. 

 

As facetas de porcelana, geralmente, possuem cerca de 7 mm de espessura. O tratamento é feito no consultório, sob anestesia local, durando apenas algumas horas. 

 

As facetas de porcelana são fixadas sobre o esmalte desgastado dos dentes e, quando colocadas, elas soam naturais, não dando para diferenciar o procedimento dos dentes.

 

Esse procedimento muda a cor e o formato do sorriso, além de alongar os dentes e reduzir o espaço entre eles.

Lente de contato

Esse é outro procedimento estético muito procurado. A lente de contato trata de correções mais sutis do sorriso, como alteração da cor dos dentes, o formato e tamanho, deixando-o mais alinhado. 

 

As lentes de contato são produzidas através de uma impressora 3D e possuem cerca de 0,3 mm e 0,5 mm de espessura. O processo é semelhante com a de colocação das facetas de porcelana.

 

Apesar do seu alto nível de eficácia, esse procedimento tem contra-indicações:

 

  • Dentes com muitas manchas;
  • Utilizá-lo para cobrir dentes fracos ou com restaurações antigas;
  • Dentes com diminuição do esmalte dental
  • Pessoas com bruxismo.

 

Contudo, cabe ainda dizer que neste procedimento não há a necessidade de realizar a raspagem, o que geralmente é necessário na colocação da faceta.

 

Desse modo, é possível conquistar dentes ainda mais bonitos e alinhados, garantindo a saúde e o bem-estar.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *