benefícios do Açaí

5 maneiras que revelam os benefícios do Açaí para um estilo de vida saudável

Os benefícios do Açaí para a saúde apoiam a função cerebral, a digestão e diminuem os sinais de envelhecimento. Aprenda como o açaí apoia sua nutrição e estilo de vida saudável.

Em 2016, mais de  300.000 toneladas  de produtos Açaí foram vendidas pelas principais distribuidoras de açaí no Brasil. Esse número deve aumentar para 1 milhão até o final de 2026.

As bagas ganharam popularidade em todo o mundo trazendo benefícios excepcionais à saúde. As pessoas começaram a se aglomerar para tomar as tigelas com açaí pela manhã, como um ponto de partida saudável para o dia.

Antes, alguns anos atrás, poucas pessoas haviam ouvido falar do açaí. Agora, é muito comum vê-lo em muitos freezers.

Se você nunca ouviu falar do açaí ou está curioso para saber mais, leia os 5 benefícios de saúde do açaí.

 

O que  é  Açaí?

 

Para entender o açaí e seus benefícios para a saúde, você deve primeiro entender o que o fruto  é .

Açaí é uma pequena baga arroxeada-azulada cultivada principalmente no Brasil, embora você possa encontrá-la em quase toda a Floresta Amazônica. É colhido principalmente por nativos que vivem nas margens do rio Amazonas.

O fruto em si é 90% semente. A parte carnuda do lado de fora é a fruta. Ele tende a se deteriorar rapidamente após a colheita, mas fica congelado no pico de frescor para manter seus benefícios para a saúde. Antes de congelar, a fruta é  lavada, amolecida e despolpada.

Embora possa ser consumido de várias maneiras, é mais comumente visto em tigelas e vitaminas de açaí.

É conhecido por ter mais gordura do que outras frutas e por conter menos açúcar.

 

1. Rico em antioxidantes

 

O Açaí é rico em antioxidantes. Os antioxidantes combatem os radicais livres em seu corpo. Os radicais livres são as moléculas produzidas quando o corpo decompõe os alimentos ou quando fica exposto à fumaça do tabaco ou radiação.

Outras fontes elevadas de antioxidantes podem incluir morangos, romã e mirtilos. Os antioxidantes são medidos por sua pontuação de capacidade de absorção do radical de oxigênio.

100 gramas de mirtilos congelados produzem uma pontuação de capacidade de absorção do radical de oxigênio de 4.669. A mesma quantidade de polpa de açaí congelada produz uma pontuação de 15.405.

Também foi descoberto que eles contêm tanta vitamina C quanto mirtilos e também são uma ótima fonte de vitaminas A e B, cálcio, magnésio, zinco e cobre.

 

2. Eles podem ajudar a manter sua pele saudável

 

Nossa pele lida com muita coisa em um determinado dia. Pólen, raios ultravioleta, óleos, estresse, germes e até má nutrição. Por ser rico em antioxidantes, o açaí pode ajudar a reparar as células da pele. É o maior órgão que nosso corpo possui, por isso precisamos cuidar dele.

Um  estudo publicado em 2017  também mostra que o açaí pode até ajudar a curar nossas feridas físicas.

 

3. Açaí é um afrodisíaco

 

Deixe de lado as amêijoas, porque o açaí também é considerado um  afrodisíaco, uma substância que aumenta o desejo sexual e o comportamento.

Não só isso, mas também aumenta a imunidade e pode até ajudar a prevenir o câncer e o envelhecimento.

 

4. Equilibra os níveis de colesterol

 

Estudos em animais sugerem que o açaí pode até ser capaz de reduzir os níveis de colesterol em humanos.

Um estudo realizado em 2011  teve 10 adultos com sobrepeso consumindo 100 gramas de polpa de açaí (smoothies) todos os dias durante 30 dias. O final do estudo mostrou menor colesterol total e menor colesterol LDL. LDL significa lipoproteína de baixa densidade e é freqüentemente considerado o colesterol “ruim”.

Açaí também contém esteróis vegetais, que evitam que o colesterol seja absorvido pelo corpo.

Os pacotes de smoothie orgânico  são uma ótima maneira de encontrar esses nutrientes.

 

5. Auxilia na digestão

 

Esse mesmo estudo de 2011 também descobriu que o açaí ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e insulina, criando um ambiente mais equilibrado para a saúde geral do intestino.

Põe desta forma. A insulina sinaliza ao fígado para retirar glicose de sua corrente sanguínea. A partir daí, é armazenado como glicogênio no fígado e nos músculos. Glicogênio é a forma armazenada de glicose, que atua como “combustível” para nossas células. Sem glicose, não seríamos capazes de sustentar nossa energia por tanto tempo.

É por isso que você treme e se sente fraco quando o açúcar no sangue está baixo. A glicose é o açúcar, ou combustível, em nossa corrente sanguínea.

 

Açaí também é uma ótima fonte de fibra.

 

Esta baga também contém  ácidos graxos ômega-3, ômega-6 e ômega-9.  Todos os três ácidos graxos auxiliam no crescimento do cabelo, na sustentação das células e no funcionamento do cérebro e do sistema reprodutor.

Omega-3 e ômega-6 são “ácidos graxos essenciais” que não são produzidos pelo corpo e devem ser ingeridos. Os ácidos graxos ômega-9 podem ser produzidos pelo corpo, mas apenas em quantidades limitadas.

 

Açaí de origem sustentável

 

Os frutos de açaí orgânicos da Nativo  são produzidos de forma sustentável e só são colhidos quando atingem o pico de maturidade. Eles são cultivados na natureza e nenhuma árvore é cortada no processo.

Isso ajuda a prevenir o desmatamento e mantém a integridade da floresta amazônica, a maior fonte de oxigênio do planeta. Existem mais de  121 remédios naturais  encontrados na floresta tropical, e o açaí provou ser um deles com todos os seus benefícios naturais à saúde.

 

Benefícios para a saúde do Açaí e o impacto que isso tem em nosso corpo

 

Se esta foi a primeira vez que você ouviu e aprendeu sobre o açaí, ou se você o come há anos e conhece todas essas informações, não há dúvida de que o açaí orgânico pode ter um impacto positivo em seu corpo.

Os benefícios do Açaí para a saúde vêm em uma pequena embalagem e trazem muito sabor com eles. Eles crescem em palmeiras altas e finas e são colhidos apenas algumas vezes por ano..

Você que está acostumado com nossas dicas de saúde

saiba que todo e qualquer procedimento estético que você venha fazer é apenas uma parte da transformação que você busca para seu corpo , uma das coisas que são importantes é manter o olho na alimentação por tanto seja procedimentos simples ou mais complexos a alimentação é um fator importantíssimo.

Seja para algo como Harmonização facial, Aplicação de Botox ou até Limpeza de pele é necessário que você cuide muito bem da alimentação e também de uma maneirada ao sol, sempre utilizando protetor solar para não danificar a pele.

Caso ainda não conheça venha conhecer nossa Clínica de estética no RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *